Notícias

Você sabe se autoavaliar?

Autor: Amanda Tiepo

Desde a infância somos capacitados a avaliar: pessoas, circunstâncias, situações, etc.  E mesmo desenvolvendo esta habilidade ao longo do tempo, como nos comportamos quando chega o momento de nos autoavaliarmos?

Seja na vida ou na empresa, devemos aguçar nossas percepções e organizar ideias e opiniões para gerar uma avaliação justa e com dados necessários para o desenvolvimento. Autoavaliar-se propícia um conhecimento mais profundo das suas capacidades, permitindo saber quais são as qualidades e defeitos para trabalhá-los em prol da sua carreira profissional, bem como, das suas atividades na BR Consórcios. Conhecer suas habilidades e dificuldades dá a base necessária para saber como agir, potencializando seu lado positivo e revertendo o negativo.

Entendemos que não é fácil realizarmos uma avaliação crítica de nós mesmos, porém, ela é necessária e importante. A Universidade BR pesquisou algumas dicas que podem te auxiliar no momento da Avaliação de Desempenho 2º Semestre/17:

  • FAÇA UMA LISTA:

Procure enumerar quais são seus pontos fracos e fortes, as atividades para as quais você tem mais facilidade e em quais pontos você tem dificuldades. 

  • COMECE PELOS PONTOS POSITIVOS:

Ao descobrir suas qualidades, procure maneiras de mantê-las ou aprimorá-las. Por exemplo, se você é bom em uma tarefa, procure uma maneira de executá-la mais rápido ou aplique alguma maneira que possa transformar seu trabalho bom em excelente. A regra também vale para qualidades pessoais; por exemplo, se você é um bom ouvinte, procure usar essa habilidade a seu favor e trabalhe com base nisso, use como um diferencial.

  • TRABALHE OS PONTOS NEGATIVOS:

Saber suas qualidades é a parte fácil. Agora, concentre-se nos defeitos enumerados em sua lista, descubra o motivo deles e o que você pode fazer para superá-los. Se você tem dificuldades para realizar certas tarefas, procure maneiras alternativas de realizá-las. Contudo, se o defeito for comportamental, a resolução pode ser um pouco mais difícil. Autoavalie-se constantemente, observando melhoras e pioras, a partir disto você conhece melhor suas dificuldades e identifica se suas ações estão tendo algum resultado. Trabalhe em si mesmo para se tornar um profissional mais capacitado.

Dedique-se à Avaliação de Desempenho, faça-a com calma, refletindo em cada pergunta qual é sua real atuação/atitude. Acredite, esta autorreflexão permitirá a você se aperfeiçoar diariamente, melhorando seu relacionamento no trabalho e, principalmente, com você mesmo. Você notará uma grande evolução!

Fonte de pesquisa: https://www.sbcoaching.com.br