VOCÊ JÁ OUVIR FALAR SOBRE O ELEVATOR PITCH?

Autor: Amanda Tiepo

Imagine você chamar o elevador de um prédio, e ao entrar dá de cara com Luiz Barsi, um dos maiores investidores do Brasil? Você vê uma grande oportunidade, mas só tem um minuto até que o elevador chegue ao térreo, o que você faria? Opção 1) Deixaria a oportunidade passar. Opção 2) Se apresentaria, e objetivamente destacaria os aspectos mais importantes do produto e o problema que ele resolve.

Isto é um ELEVATOR PITCH! Como o próprio nome sugere, uma apresentação tão rápida quanto uma conversa de elevador. O objetivo do Pitch é apresentar seu produto/seu negócio/sua empresa, o valor e diferencial de forma sucinta e apaixonante. Sabe amor à primeira vista? Então, neste caso seria amor no primeiro minuto.
Mas como simplificar uma mensagem complexa e transformá-la em rápida e efetiva?
Daniel Pink, autor do best-seller “Saber vender é da natureza humana: surpreenda-se com o seu poder de convencer os outros”, ensina 6 tipos de pitchs que adaptamos e aproximamos para nosso mercado de consórcios. Veja só:
Pitch de uma palavra: O mundo já está cheio de informações, quanto mais simples uma ideia conseguir ser, melhor. Sabe aquela empresa referência em um mercado? Por exemplo, quando alguém te pergunta qual a primeira palavra vem na sua cabeça relacionado à refrigerante? Aposto que esta palavra será Coca-Cola, certo? Assim também deve ser em nosso negócio: Qual a primeira palavra vem em sua cabeça quando falamos de investimento seguro e educação financeira? Consórcio!

Pitch em forma de questionamento: As perguntas funcionam melhor que afirmações quando nosso objetivo é conquistar os outros. Se a resposta para uma pergunta tem um argumento forte, a conclusão da própria pessoa que responde à pergunta tende a conquista-la. A persuasão passa a ser mais discreta e passiva. Não acredita? Então tente, questione um potencial parceiro: Qual a probabilidade de você ter sucesso, potencializando seus negócios, se você atuar com um produto que cresce cerca de 10% ao ano? Fica difícil ele responder que não terá bons resultados dentro de um mercado em crescimento.

Pitch de assunto de e-mails: Um assunto bem elaborado pode ser determinante entre ser lido ou não. Os assuntos precisam cumprir algum ou todos os princípios a seguir: Utilidade (forneça algo útil), Curiosidade (desperte-a) e Especificidade (quanto mais específico, melhor). Veja um exemplo de assunto: Descubra como ganhar mais dinheiro em 2019 com sua carteira de clientes.

Pitch do Twitter: Execute o seguinte desafio: tente escrever o pitch (tanto do consórcio, quanto da captação de empresas parceiras) em um texto de não mais que 120 caracteres. A rede social é assim, e lá não estão também nossos públicos alvos? E mesmo que outras redes sociais permitam mais caracteres, dificilmente alguém terá paciência e lerá textos longos nestes meios.

Pitch da Pixar: A pixar conta histórias emocionantes. Quem não se emocionou com o filme Up – Altas Aventuras? O Storytelling é capaz de atrair, conquistar e dar o fechamento necessário para uma negociação. Quantas pessoas você se relacionou durante sua carreira, quantas histórias você não conheceu? Mostre a realidade do que está oferecendo através dos cases de sucesso.

Pitch em forma de rima: A rima cola no inconsciente das pessoas, impregnando a ideia de que aquela afirmação é verdadeira. Quer um exemplo? Tomou Doril a dor sumiu. Esta frase não te passa credibilidade de que realmente é verdade? Então vá treinando: Consórcio é um bom negócio! Seja nosso parceiro e ganhe um bom dinheiro! Dê asas para sua criatividade.

CONCLUSÃO!
O Elevator Pitch é uma técnica atual, muito utilizada por startups que vendem seus projetos aos investidores. Ou seja, é atual, inovadora e uma adaptação de mercado. Dê energia às suas soluções, seja para captar um novo parceiro ou dar apoio à uma negociação, lembrando-se destes 3 elos em seus pitchs:
• SOLUÇÕES
• BENEFÍCIOS
• PROJEÇÕES DE CRESCIMENTO

Assista exemplos práticos de um Elevator Pitch, via Sebrae Minas: https://www.youtube.com/watch?v=cM2BTr5-w-I

Sucesso!
Universidade BR