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ENTENDENDO NOSSOS CLIENTES: O GATILHO MENTAL DA SEGURANÇA

Autor: Amanda Tiepo

É um grande desafio, todos hão de concordar, a primeira etapa do funil de vendas: a prospecção. Trazer não clientes para nossa carteira requer, além de esforço, conhecimento do produto, do cliente, e técnicas bem desenvolvidas. Tudo isso para que o primeiro contato com este prospect seja eficaz e avance nas etapas da venda, rumo ao fechamento.

O caminho até a última etapa do funil de vendas é cheio de acontecimentos, concorda? Mas há um recurso que pode potencializar, e muitas vezes até ser determinante, para o fechamento de uma venda: os gatilhos mentais.

Mas, afinal, o que são os gatilhos mentais? São armas psicológicas, instaladas em nossa mente, que são capazes de nos convencer em uma tomada de decisão. O que a maior parte de nós não sabemos é que tomamos decisões com a parte emocional do nosso cérebro, para depois justifica-las com a razão. E é aí que os gatilhos mentais entram em ação, pois trabalham exclusivamente com o emocional do nosso cérebro.

A EMOÇÃO VENDE! São inúmeros os gatilhos mentais existentes, mas vamos destacar um dos mais poderosos e próximos da forma de pensar de nossos clientes, o GATILHO MENTAL DA SEGURANÇA. Nosso público não quer investir em algo duvidoso, e o consórcio vem de encontro como solução: É UM PRODUTO CONFIÁVEL, ADMINISTRADO POR UMA EMPRESA CONFIÁVEL, E QUE É UMA EXCELENTE E SUSTENTÁVEL SOLUÇÃO PARA AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DE NOSSOS CLIENTES.

Demonstre segurança ao seu prospect, e além de destacar todos os benefícios do consórcio, baseado neste gatilho mental, reforce que você estará sempre à disposição para auxiliá-lo. Nós vendemos um produto não tangível, ou seja, nossos clientes não levam um produto físico para casa e as realizações são de longo prazo. Quando você oferece o consórcio é fundamental transmitir confiança, afinal, você é a “cara” da empresa para o cliente e ele precisa ver em você a segurança de que aqui há cinco, dez, quinze anos, esta decisão tomada hoje ainda será a melhor para ele.

Quanto mais você conseguir se aproximar da percepção de segurança de seu prospect, à medida que se mostra confiável falando sobre um produto confiável, mais aumenta a percepção dele que a sua solução, ou seja, o consórcio, é a ideal.

DICA! APRESENTE RESULTADOS:

  • Fale sobre casos de sucesso dos clientes da empresa;
  • Faça cálculos de comparativos, com outras modalidades de crédito, evidenciando a vantagem do consórcio na compra programada;
  • Tenha um clipping de mídia, que destaque o crescimento do consórcio como o produto do momento (o nosso marketing sempre está disparando matérias relevantes).

Você é o especialista em consórcio, se municie de boas informações para contornar as objeções. Há muitos recursos e ferramentas à sua disposição, utilize-as à seu favor e boas vendas!