BATNA é a sigla de BEST ALTERNATIVE TO A NEGOCIATE AGREEMENT. Na melhor tradução, quer dizer: A MELHOR ALTERNATIVA A UM ACORDO.
Willian Ury e Roger Fisher, que são dois grandes negociadores da atualidade, escreveram o livro “Como Chegar ao Sim” (recomendamos a leitura), e nele, desenvolveram o conceito BATNA, considerado uma das melhores saídas de um impasse na negociação.
Nós negociamos o tempo todo! E como vivemos em um mercado cada vez mais competitivo, com ofertas de produtos e preços variados, é natural e esperado que desenvolvamos o nosso poder de negociação.
O objetivo da negociação é tecer acordos que privilegiem ambas as partes, visando um relacionamento à longo prazo. E não é este o objetivo do consórcio? Nosso foco é sempre mantermos um relacionamento ativo e saudável com nossos clientes, durante a permanência deles em nossos grupos, e indo além: para que façam recompras e permaneçam conosco por muito mais tempo.
Com o BATNA é possível minimizar impactos e conseguir aumentar em até 80% os números de negociações bem-sucedidas. Veja como, neste exemplo:
Ambas as partes querem um resultado positivo, então é preciso encontrar um equilíbrio entre o valor que o cliente pode gastar e valor que o vendedor pode vender.
Podemos perceber que o vendedor está em “desvantagem”, e se não for assertivo na negociação, pode perder a venda. Então, ele terá que fazer o seguinte:
No consórcio não há desconto na parcela, mas seguindo os passos acima, o cliente poderá ser convencido a se esforçar a pagar um valor maior de parcela, para conquistar aquilo que almeja.
Porém, devemos sempre respeitar a realidade financeira, pois se vendermos algo que o cliente não poderá sustentar a longo prazo, irá gerar cancelamentos que impactam diretamente nos índices de qualidade de sua carteira.
Esteja 100% presente e no controle da negociação. Administrando todos os contrapontos e objeções do cliente o resultado será positivo para todos.