Na tradução literal, accountabilitty significa “prestação de contas”, mas veremos que é muito mais que isso. Segundo o especialista João Cordeiro (http://joaocordeiro.com.br), accountabilitty no campo corporativo significa a HABILIDADE DE AGIR E PENSAR COMO DONO DA SITUAÇÃO.
Quer ver um exemplo? Quem nunca verbalizou algumas destas famosas frases, diante de uma situação no trabalho: “Isso não é problema meu”, “Não farei isto pois não faz parte das minhas atribuições”, “Ninguém me avisou”, “Sempre fizemos assim”. Estas atitudes fazem parte de um comportamento que é antônimo de accountabilitty, a “desculpabillity”, ou seja, viver arrumando desculpas que justifiquem comodismo e falta de ação e empatia.
UM LÍDER DE EXCELÊNCIA BUSCA CONSTANTEMENTE DESAFIAR O STATUS QUO.
Todos somos capazes de desenvolver novas e melhores habilidades como líderes, e onde estamos, há sempre oportunidades para que isto aconteça. Além de buscarmos evoluções em nós mesmos (líderes) e no papel que desenvolvemos, somos responsáveis pelo progresso de outras pessoas com acompanhamentos e feedbacks.
O LÍDER DE EXCELÊNCIA se molda a cada situação com sabedoria e accountabilitty, ou seja, agindo e não reagindo.
Destacaremos 3 virtudes que são muito fortes nos princípios de um líder excelente:
Ser líder é complexo, e exige dedicação no protagonismo do exemplo. Conheça bem seu time, e assim, conseguirá direcionar cada um da melhor forma possível, com feedbacks genuínos e eficazes (acesse em sua trilha de treinamento as dicas de como dar feedback).
Pratique os princípios accountabilitty, busque analisar qualquer situação seja grande ou pequena, descobrindo a melhor maneira de lidar com ela. Assumir consequências faz com que cheguemos mais perto da excelência, pois nos desafia a encontrar soluções, e isto nos aproxima do conhecimento.
Faça o melhor, independentemente de qualquer situação. Lidere pelo exemplo, além de si, outros também se beneficiarão por esses atos.
SEJA UM LÍDER DE EXCELÊNCIA!